Experiência como moderadores

Olá, voluntários e voluntárias, resolvi fazer esse post porque não achei algo assim aqui no Viki Discussions (se tiver, por favor, me avise), e também porque, apesar de já traduzir há algum tempo, ainda tenho algumas dúvidas a respeito da moderação, talvez este post já sirva para outros voluntários (brasileiros, portugueses, etc.) interessados, até porque não é tão fácil (quanto deveria ser) achar informações sobre tal assunto. Gostaria de saber como é a experiência de vocês, moderadores, contribuindo nessa área, como foi o primeiro projeto, se tiveram ajuda, coisas desse tipo, quero saber tanto dos que se tornaram moderadores recentemente quanto daqueles que já o são há algum tempo. Eu ficaria muito agradecida e acredito que outros novos voluntários também.

5 Likes

Oi @gisabreu_590, acabei de ver o post e sei que faz um tempinho, mas deixo aqui minha contribuição! Modero desde 2015, na época eu não sabia nada, mas acabei me interessando por um drama chinês bem looongo, o Tea Love, e eu já participava de uma equipe, então meio que tentei copiar a planilha da outra moderadora e criei uma planilha bem feinha, mas pra mim já tinha adorado ter criado. Eu comecei sem ajuda mesmo, achei que eu conseguiria dar conta de traduzir 82 episódios… Mas, foi aí que comecei a recrutar tradutores, e nem lembro como consegui, acho que foi enviando mensagens aleatórias mesmo. kk Por sorte consegui uma equipe com menos de 10 voluntários. Com o tempo fui melhorando, moderando outros dramas, aprendendo a fazer uma planilha decente, lendo mais sobre a função de moderador e observando outros moderadores. Terminamos o drama em 2019 com uma equipe bem maior do que quando comecei, uma planilha melhor também, e no final deu uma saudade. É um drama bem especial porque comecei a traduzir apenas porque eu mesma queria assistir e não tinha tradução.

Eu gostava do Viki na época dos dramas abandonados, eu queria adotar todos! Claro que agora tá bem melhor porque temos muitos moderadores e voluntários, eu até me espantei de ter recrutado 28 membros para um drama que atualmente modero, eu lembrei quando era difícil recrutar 10! A função de moderador é muito gratificante, é o que acho, mas você precisa ser muito responsável e compreensivo com a equipe, precisa interagir além de apenas liberar o episódio, escrever uma frase padrão e só. Precisa estar por dentro de tudo, mesmo. Acho que não ser um moderador ‘‘robô’’ já é bom o suficiente. Ah, e dar oportunidades para os novatos, isso é algo que não podemos negligenciar, afinal todos começaram com 0 legendas aqui, e as vezes algumas pessoas por aqui tem um ego muito grande só porque moderam, segmentam, traduzem etc ou simplesmente porquê tem mais legendas que os outros… Esses cargos são apenas uma ferramenta para ajudar outros, e não um status que te dá direito de agir como quiser.

Mas é isso, moderar é questão de paciência, comprometimento e humildade também, reconhecer que estamos sempre aprendendo é mais que consciência, é necessário. :wink:

8 Likes

Thank you for sharing your experience and inspiring us. Congratulations on your humility and way of thinking. Thanks!

2 Likes