Boa noite.
Estou feliz depois de um dia maravilhoso e tenho de chegar aqui e ler que um grupo que foi criado com base na entreajuda de membros e sem stresses ser mencionado como tal. Não sei quem és, mas de certo que se fores de boa cabeça terás a decência de falar diretamente com as pessoas que pertencem a esses “grupos” (sei bem que estás a falar de um só, but wtv). E realmente é preciso assim uma boa dose de infelicidade para vires postar isto no discussions do viki.
Vou-te contar a minha história. Comecei no viki em 2012, pedia para entrar em equipas e entrava, tinha mais 3 pessoas nas minhas partes. Guess what? Eu nem sempre chegava a tempo! Realmente passava-me com as moderadoras por coisas mínimas… Imagina só, estou viva e ainda mais, aprendi imenso no viki. E, apesar de ter de passar por N discussões com fansubs que copiavam do viki, sempre o fiz em prol das minhas equipas por respeito ao que elas traduziram com esforço e sem méritos, muitas vezes sem agradecimentos.
Quero de facto saber porque não vens dizer diretamente o que te stressa e te faz sentir frustrada em vez de o fazeres num tópico. Estiveste realmente no grupo? Apenas ouviste falar nele? Oh! Que fofa.
Pois bem… eu considero o grupo uma pequena grande família. Somos portugueses, somos brasileiros, enfim! Bem mais do que isso, queremos sentir-nos bons voluntários no viki. Sentimos dificuldades e não nos humilhamos. Já ocorreram, no entanto, umas duas situações menos felizes. Sabes… nem sempre toda a família tem aqueles primos e irmãos que agradam a todos, e não é que desagradem a família, a família apenas quer lutar para que eles sejam um pouco melhores, porém eles sentem-se tão fechados numa concha que se recusam a tentar ver o que está fora dela.
Entendi o teu inglês, perfeitamente. Mas já tive nos dramas que eu mesma moderei pessoas que não eram perfeitas na língua e pediram ajuda. É de uma humildade tal que me fez sentir que o viki realmente pode ajudar quem sabe menos, através de revisões e tudo o mais.
Não sei que mal te fez o grupo ou se é de já sermos muitos e enfim… mas isto deixou-me triste. Não foi com base em ódios que foi criada e nem tem sido isso que tem ocorrido. Repito que houve duas situações menos felizes, mas acho que quem as passou teve coragem que chegasse para vir falar das situações sem problemas.
“But if you are from that group and know someone that would like to join this, you’re free to invite anyone.” <- basicamente: não prestamos? Is it?
Abri os braços a imensas pessoas para o grupo. Não restringi ninguém a pedir-me moderação. Ia aceitar perfeitamente se me desses um motivo para quereres ser um bom contributo num grupo grande, aliás, até precisamos de mais ajuda a gerir. Não entendo e nem estou a conseguir, por muito que leia, entender o motivo para a tua crítica logo no início do teu pedido de tradutores.
Ainda bem que tens uma moderação e ainda bem que queres tradutores. Se é essa a forma mais correta de chamares pessoas para aprenderem contigo? Hum, não me parece.
Já agora: nunca me senti mais do que ninguém se uma, duas, três pessoas vieram dizer que gostavam do meu trabalho. O meu ego mantém-se o mesmo e estou ali para aprender com todos da mesma forma que gosto que aprendam o pouco que sei comigo. Continuo a questionar, continuo a aprender. Digo isto na pessoalidade porque criticares esse grupo é o mesmo que me teres como alvo, entendes isto?
Dar brindes é forma de cativar? Hum, ok then. O melhor “brinde” para mim tem sido a dinâmica daquele grupo. Nunca me vais tirar isso, nem a mim nem a todos os membros do grupo: ninguém, mesmo as moderadoras, se elevam perante os outros. TODOS temos pedido ajuda, TODOS temos ajudado.
Agradeço, então, que mesmo não sendo homem ganhes tomates para vir falar comigo do que tanto te transtorna no grupo. É um grupo que convido pessoas a participar, é verdade, mas nunca pressionei ninguém a entrar nele. Então esse “before you suggest”… adiante.
Tem uma boa noite.
Atentamente,
um dos membros desse grupo que te stressa e te frustra.
Diria mais… mas estou prestes a ser educadora e professora, então não desço a esse teu nível o que quero falar falo diretamente ^^ isso é que é bonito e de gente adulta