PT-BR Você está completamente perdido aqui no Viki?

Olá pessoal como vocês estão?

Eu me chamo Mariana e este post é uma forma de ajudar novos sub’s/ moderadores/ CM’s. Espero que este post possa ajuda-ló(a) :slight_smile:

                                   🌟 SUB 🌟

✖️  COISA QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER✖️ 

🙅 USAR GOOGLE TRADUTOR

🙅 TRADUZIR UM PROJETO SEM RECEBER A MENSAGEM DE LIBERAÇÃO

🙅 TRADUZIR UM PROJETO SEM COLOCAR O SEU NOME NA PLANILHA

🙅 INVADIR A PARTE DE OUTRA PESSOA

🙅 COPIAR LEGENDAS DE OUTRO SITE

🙅 TRADUZIR OST'S POR CONTA PRÓPIA ( SE HOUVER UMA OST E ELA NÃO ESTÁ NA PLANILHA DEIXE-A EM BRANCO E TAMBÉM ADICIONE UM COMENTÁRIO NA PLANILHA AVISANDO A EQUIPE DE REVISÃO SOBRE ISTO)

🌟 QUERO SER SUB EM UM PROJETO MAS A MODERADORA NÃO RESPONDE🌟

Bom caso isso já tenha acontecido com você em algum momento, você deve verificar o tempo em que o moderador está desativado, você pode verificar isto no ''Contribuição de projetos'' lá você poderá verificar qual foi o último projeto desta pessoa muitas vezes os moderadores ficam meses ou anos desativados. Entre em contato com o CM ( gerente do canal) do projeto para que ele possa verificar está situação, explique que tentou entrar em contato com o moderador mais o mesmo está inativo a (meses/ anos). Verifique também se o projeto está inacabado, para que você possa termina-ló para que as outras pessoas possam assisti-ló.

                            🌟 MODERADOR 🌟

Se é sua primeira vez como moderador provávelmente você enfrentará pequenos problemas.

                        ✔️ RECRUTAMENTO ✔️

Bom isto é uma coisa esencial para a sua equipe, muitos moderadores preferem recrutar apenas Qc’s pois eles estão mais familiarizados com a plataforma, mas se este não for o caso obverse os novos sub’s para que a equipe não tenha problemas como: Partes invadidas, traduzir o projeto sem a mensagem de liberação etc…

(Defina o número exato de pessoas que você deve recrutar para que não tenha uma grande bagunça)

                           ✔️  REVISÃO ✔️

A revisão é uma das partes mais importantes de um projeto, nele você pode verificar se as legendas fazem sentido no nosso idioma, e se alguns dos sub’ s estão fazendo o uso de algum tradutor. Você também pode recrutar pessoas específicas para ajuda-ló (a) nesta função.

                           ✔️ COVER PAGE ✔️

Bom creio que você já viu em algum dorama uma cover page ( São abas que explicam sobre o drama e a equipe que o traduziu.

Está cover page pode ser feita em vários sites de designer online, paint 3D, photoshop online entre outros.

A cover page pode conter o nome dos moderadores do seu idioma, a sinopse do drama, os personagens, nome do CM e os tradutores. ( Isto não é obrigatório mas é apenas uma dica)

Quando você entrar na aba da cover page ( verifique se está no seu idioma) ela está toda em branco.

Você deve ir na opção ‘‘fonte’’ e colar o código html pra fazer isso, primeiro você precisa hospedar o designer neste site: https://imgbb.com/
Você hospeda o designer nesse site, e redimensiona o tamanho em 800 x 1382.

E estará pronta a sua cover page.

(créditos sobre o tópico cover page: cahcodognatto e enayssac)

                               ✔️ PLANILHA✔️

As planilha são usadas pelas as equipes do português para facilitar o progresso do projeto, você pode ter uma base em outras planilha de outros projetos para começar a sua. ( Deixando bem claro aqui que você não deve copiar a planilha de outros moderadores, sempre peça permissão antes de fazer uma coisa assim).

(Quando você for enviar o link da planilha para os sub’s verifique se está marcado a opção para que todos possam editar a planilha.)

                                 🌟 CM 🌟

Bom se você está neste tópico desejo toda a sorte com o projeto. Bom nos primeiros minutos que você foi designado como CM, você irá receber mil mensagens de pessoa querendo o cargo de moderação. Verifique se está pessoa está qualificada para este cargo e se ela precisa de um co-moderador para ajuda-ló com a equipe.

:heavy_check_mark: Uma das primeiras coisa a ser fazer é procurar segg com experiência para ajuda-ló (a) com este projeto, pois sem os segg o projeto não consegue andar.

:heavy_check_mark: Editor-chefe: Bom o editor-chefe e reponsável pelas as legendas em inglês, ele verifica se elas estão corretas ou não ( eles são um suporto maior para os moderadores do inglês.)

:heavy_check_mark: Nome da equipe: Este sempre é uma tarefa díficil, na minha humilde opinião você deve reunir todos os moderadores para decidir sobre isto, pois neste projeto você não está trabalhando sozinho. Você pode fazer uma lista de sugestões dos moderadores e uma enquete para definir oficialmente o nome da equipe.

:heavy_check_mark: ‘‘COMO DIVIDIR AS PARTES ?’’

(créditos a emily_154)

                           🌟 CONCLUSÃO 🌟

Bom pessoal espero que este post tenha ajudado de alguma maneira e boa sorte aqui no VIKI.

Qualquer dúvida por favor deixe aqui em baixo nos comentários pois irem responder toda as perguntas.

Se cuidem!

Mariana :slight_smile: